13 de jan. de 2012

10 Dicas - Como fazer bons comentários

| |
Desde que comecei a postar e a prestar mais atenção nesse mundo dos blogs, percebo que muita gente erra e feio na hora de comentar. Não estou falando apenas de "Seguindo, segue de volta?", tem mais, bem mais. Como prometi no ultimo post dessa tag sobre como ter um blog mais famoso, criei umas dicas para não errar na hora de comentar. Aqui estão, espero que ajudem. (:

01. Leia o post. Obvio, não acham? Mas acreditem, tem gente que nunca lê um post. Eu já fiz isso, talvez você já tenha feito isso, talvez você faça isso. Ler o título, olhar as imagens e criar um comentário sobre o assunto. Parece que você leu tudo, engana direitinho. Mãããs, enganar é errado e você não gostaria que fizessem isso com você, certo? Não custa nada, a maioria dos posts não são enormes e impossíveis de ler, então faça um esforço e deixe a autora feliz. haha

02. Dê a sua opinião. Evite comentários como "Adorei o post" e "Boas dicas" por mais sinceros que sejam. Eu sei, as vezes é só isso que vem na cabeça, tudo bem, mas antes tente fazer um bom comentário. Acreditem, fico muito mais feliz quando vejo uma opinião do que um elogio como esses ai.

Clique em "Ler mais" para ver mais 8 dicas.


03. Nada de "Se me seguir, avisa que sigo de volta". É praticamente a mesma coisa que escrever "Quero seguidores, mas estou com preguiça de seguir todo mundo para ser retribuída". Repito, nunca, n-u-n-c-a, NUNCA façam isso. A não ser que queiram ser ignoradas pela maioria das blogueiras ou receber uma resposta bem grosseira.

04. Não faça "copia e cola". Já escrevi isso no post passado dessa tag, mas repito quantas vezes for preciso. Não escreva elogios lindos e convincentes e vá colando em vários blogs. Se a blogueira descobre que você fez isso, vai ficar muito chateada. Seja sincera, é melhor pra você e para a pessoa que recebe o comentário.

05. Seja "legal". Ser legal inclui educação, bom senso e respeito. Escreva num tom amigável, como alguém querendo conversar. Se for pedir alguma coisa, explique, se desculpe por incomodar e agradeça sempre. Pelo amor de Deus, não cheguem como se a pessoa tivesse a obrigação de concordar com você ou te ajudar, ela não tem e não vai se você não for agradável.
06. Coloque os "pedidos" depois de escrever sobre o post. Quer pedir votos, pedir comentários, pedir opinião sobre o blog, pedir pra participar de alguma coisa, e até mesmo avisar que tem post novo, pode pedir. Mas evite fazer um comentário só sobre isso. Leia o post, deixe sua opinião, e depois faça o pedido. Combinado?
+Dica: Se você pedir coisas para blogs em que você comenta constantemente, vai se sentir bem menos desconfortável. E provavelmente seu pedido será visto com bons olhos, diferente do pedido daquela desconhecida que claramente não leu nem o nome do blog.

07. Escreva corretamente. Isso é meio que uma regra geral para quem tem blog. Ninguém gosta de ler frases completamente erradas, aonde quer que seja. Então use assentos, virgulas e pontos finais. E é claro, esqueça a "língua de MSN".

08. Chame a blogueira pelo nome. Só use "flor", "fofa", "querida", e "amor" se realmente não conseguir encontrar o nome da autora do post. Chega dessa anonimidade das blogueiras menos famosas.
Para as blogueiras:

09. Responda os comentários. Se receber dúvidas, responda no blog da pessoa. Se receber pedidos de post, tutoriais, o que for, tente ajudar. Pegue como exemplo  a Candy Reis do blog Trechy Teen, ela responde todas as dúvidas, mesmo com o sucesso que faz. E provavelmente por isso é tão bem vista pela maioria.

10. Quando for retribuir comentários, não escreva "obrigada pela visita, beijos". Isso é uma resposta, não uma retribuição. Vá ao blog, leia algum post e comente sobre ele, pode até agradecer a visita depois disso.

Essas são as minhas dicas, espero que sigam e que ajude. E claro, me contem se concordam, ok?
Não copie, seja criativa (:

35 comentários:

  1. Nossa muito boas as dicas,esse de se seguir eu sigo de volta está acontecendo bastante em meu blog!E não é muito legal rsrsrs,e esse de ver só o titulo e as imagens acho que devo ter feito uma ou duas vezes,rsrsrs.Seu blog é muito legal,e divertido de visitar,continue assim!
    beijoos!!!Se quiser visitar o meu blog e participar do concurso!!
    www.cotidianodeumabarbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol!
    Seguindo as tuas dicas vejo que tenho a melhorar...
    Costumo comentar sempre começando com um: "oi flor/amada/linda" kkkk vou precisar me policiar demais :)

    Dicas perfeitas!

    bjão

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas flor!! a maioria eu faço mas obrigadaa.. ajudou muitoo!

    bjs
    http://avidademalu.blogspot.com/ http://designdesenhos.blogspot.com/ http://ohmygood-omg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas flor.
    Conheci o blog pelo Tendencias teens e ameei.
    Fui até os créditos e vi sobre o Big Tutorial. Nossa me ajudou muito. Arrumei meu blog do jeitinho que eu tava querendo. Obg a vs!
    Passa lá e dá uma olhadinha de como ficou ?

    Beijos! Seguindo!(Estou seguindo pelo twitter da minha amiga pois não conseguir trocar de conta) ;*
    rainhafashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. tenho costume de chamar todo mundo de flor!
    ahsuahsdiuahsu
    não acho isso um problema >.<

    ResponderExcluir
  6. oi Carol, gostei muito do post.
    essas dicas foram ótimas para mim. Porque geralmente quem acabou de criar um blog ou tem a pouco tempo (como eu) não sabe como lidar com essas coisas e essas dicas são importantes porque muitas vezes as pessoas não entende se o novato comenta assim ''seguindo segue de volta'' mais é um NOVATO dá pra entender né? mais se a pessoa já não é novata nessas coisas esse é um erro mt chato =/
    bjo :)

    http://girlsgarotasonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor adorei seu post , boas dicas se me seguir avisa que eu sigo de volta! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira.
    Realmente gostei do post Carol, ás vezes eu tinha preguiça de ler os posts dos outros mas percebi que quem comentava nos meus começaram a ler, e mesmo quando as pessoas não lêem o seu post se você começar a ler o dela, ela vai te retribuir da maneira que você quer e por aí vai.
    Se puder votar no Próxima Parada vota? (tem o banner no blog :D)
    http://prooximaparada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante das dicas, flor Sempre ajudando hein? (:Naum faz mal flor, quando tiver mais perto de seguidores que você, avisarei, bijinhos.. garota-fashiion.tk

    ResponderExcluir
  9. Pois é concordo com a Giza, depois dessas dicas tenho que melhorar muito, principalmente a parte de chamar pelo nome, acontece que até pessoalmente é muuuuuito raro eu chamar a pessoa pelo nome, é sempre meu anjo, minha vida, enfim, vou tentar mudar isso para o meu bem! (OBS as fotos são demais, deu um ar mais descontraído ao texto xD)
    bjbj http://viceveersa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, como vai?
    Pois é, eu fico muito triste, mesmo que o meu blog não seja reconhecido ainda, quando várias blogueiras chegam, e claramente demonstram que seu comentário é somente cola e copia.
    Acho que as blogueiras tem que se sentir feliz pelo o que faz, e não triste por causa das leitoras que não compreendem muito isso.
    Mas, enfim. Suas dicas sempre me ajudam, também. Muito mesmo. Eu acho que pra quem está começando, como eu, precisa disso para chegar com o seu blog aos pés do seu. huahuahua'

    Eu lhe envieei um e-mail, perguntando uma coisa sobre o lay. Você pode conferir e me responder logo depois, por favor?

    Muito obrigada,

    nemsemprerealidade.blogspot.com :3

    ResponderExcluir
  11. Realmente ótimas dicas,concordo plenamente!

    http://apequena-travessa.blogspot.com

    Beijoos

    ResponderExcluir
  12. Estou cada vez mais amando esse blog! As suas dicas estão me alertando, me fazendo ter mais cuidado com o que posto ou comento, realmente. Valeu muito a pena resolver seguir você, rs. O blog está demais, parabéns!
    Beijos.
    onzehorasdanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. amei as dicas, e vc ta certa, tem gente que não ler. mas qual é a graça né, agente faz tudo com tanto carinho!!

    @Yasmim_Santiago
    http://15desejos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Namoral carol, eu odeio quando alguem chega lá no blog ''Seguindo,segue de volta?'' Adorei o post, isso é ridiculo, parece que não ler nada, eu sempre procure ler por isso, porque vai que meu comentário fica nada ver com o post? ¬¬ nossa odeio isso

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com
    Beijos. Brenna

    ResponderExcluir
  15. Eu realmente amei as dicas , e confesso que tenho que seguir algumas mesmo.
    Adoro o jeito com que você aborda assuntos assim, beijos

    ResponderExcluir
  16. As votações do Concurso Cute Blog 2012 já começaram! Vote em seu favorito.
    Boa Sorte!

    Garota Ambulante

    ResponderExcluir
  17. Eu posso dizer que tudo que você falou aí eu já ffiz: já copiei e colei comentários, já comentei sobre a imagem e o titulo do post, respondo as dúvidas, comento no blog de quem comentou, só faço pedidos depois de comentar sobre o post.
    Sobre as coisas que eu não deveria ter feito, não tenho vergonha de admitir, pois é sinal que eu aprendi a lição, né?
    Ah, e mesmo que você tenha dito que parece falso (e eu concordo com vc, viu?): muito boas as dicas, tô adorando essa tag!

    comenta?
    jeito-inedito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Realmente as dicas são maravilhosas, penas que tem blogueiras que nem se quer procuram ver sobre o que o post diz, e só comenta: seguindo, segue de volta?
    Concerteza isso deixa muitas donas tristes .

    Parabéns pelo post :D

    http://blog-sundaedecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Concordo! Acho que a regra geral dos comentários é essa:fazer um bom comentário,dizendo sua opinião real,dizendo o que pensa sobre o tema do post,dizer o que mais gostou,o que poderia mudar...
    Bjs,
    http://blogtrashrock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. adorei seu blog e suas postagem. Parabéns!

    visite o http://fashionforteengirls.blogspot.com/ se gostar segue e fique ligado!

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas Carol, confesso que a dica número 8 foi pra mim, tenho mania de chamar as pessoas de flor, amor, amore, mas vou parar! Prometo! rsrs.
    Esse lance de comentar nada com nada eu odeio, antes eu até aceitava, mas agora, eu mando pro spam e nem respondo. Fala sério, a pessoa só quer receber comentários bons, agora dar que é bom nada né?
    Ah e tem também aqueles blogs que você faz um comentário lindo, lê toda a postagem e talz e a blogueira nem responde, ou quando responde é um comentário do tipo: Obrigada pela visita beijos. Fala sério né??
    Amei o post!

    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos.
    bloguedatety.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ah e há muito tempo atrás você perguntou se eu aceitava parceria. Ainda tem interesse??

    Beijos.
    bloguedatety.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Verdade, eu antes mal lia os post.. mas vi que não queria isso pra mim.. é muito chato, mas o que mais me incomoda ainda é o seguindo, segue de volta? ou seu blog é lindo.. e pronto.. coisas desse tipo desanimam demais..
    ótimas dicas, espero que todos sigam :D

    www.devaneiosdeumagarota.com

    ResponderExcluir
  24. Oi eu adorei o post! Você tirou as palavras da minha boca! Fico muito chateada quando passo horas, ou dias fazendo um post super bacana e vem alguém e coloca: "segue? seu blog é lindo! beijos(urldoblog)" Gosto de comentário criativos ou pelo menos "grandinho" , que isso demonstra que a leitora LEU de verdade e gostou. Muito muito bom mesmo gostei haha ;)
    Beijos
    www.accessoriesteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. hey. concordo com tuas dicas,a pior coisa que tem é aqueles comentários que a gente percebe que foram copiados e colados e muitos blogs, rs
    to seguindo aqui .
    http://realidade-imperfeita.blogspot.com passa lá depois? ;**

    ResponderExcluir
  26. Olá, carol. Tudo ótimo?
    Bom, adorei suas dicas, acho que preciso melhor um pouquinho.
    Obrigada por me ajudar ver isso.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei o blog, realmente é super chato aqueles comentários secos, sem graça. Gostei das dicas e vou procurar usá-las sim kkkkkk
    meu blog aí:http://www.fazdecontatxt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho que comentar: Boas dicas! Porque foram boas mesmos! Irrita ver um comentário de alguém que nem leu seu texto :(

    -----------------------------------

    Seguindo, segue de volta?! Você vai gostar do nosso Blog ;)

    Abraço,

    garotas100teen.blogspot.com
    twitter.com/Garotas100Teen
    youtube.com/Garotas100Teen

    ResponderExcluir
  29. Oi Carol. Estou aqui, denovo. PKOPKOSPSKS
    Vim só lhe avisar que já votei em você no concurso, e estou de dedos cruzados (yn) Você merece ganhar!

    nemsemprerealidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Manola, esses seus posts com dicas são sempre ótimos *-*
    Oi flor/amor/querida não dá HUAHEUEHAUEHUAH
    Odeio quando me chamam assim, no blog ou na vida real :S

    E linguagem de msn tbm disanimah qqr um, neah?
    Ta, parei HAUHEUAHUEHAUH q

    Ah, tem um meme lá pra ti no Muggle World. Nem sei se você gosta de fazer meme e tal. Mas se quiser, pega lá o/

    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Ótimas as dicas, adorei. Logo que criei meu blog, eu fazia sempre isso de só entrar pra comentar e nem ler o post, mas aos poucos fui percebendo que isso é ridículo. Mais ridículo do que isso é entrar e falar "Estou seguindo, segue de volta?" ou "Sigo seu blog se seguir o meu!". A pessoa praticamente implora para que o blogueiro siga o blog dela... Não gosto disso e nem respondo comentários assim. E por mais que seu blog receba muuuuitos comentários, você deve respondê-los com muita educação. Receber bastante comentários é sinal de sucesso.

    Não vou te pedir pra votar no meu blog no concurso do Garota Ambulante pois você também está participando né, rs. Mas tem outro concurso rolando no blog Cute World, você pode votar no meu blog? Está na barra lateral - http://bnascimentooo.net.tc

    Por favor, conto com o seu voto.

    Kisses,
    http://bloggarotainocente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. ótimas dicas !

    tem post nvo, comenta?

    vote no seu blog preferido naenquete lateral do blog, vc nao sabe como o seu voto é importante !

    http://garotoonerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Concordo com tudo o que foi dito. Eu já fiz isso, quando eu era iniciante!! Mas só foi no inicio. E quando eu fiquei mais experiente, achei um absurdo ficar falando 'SEGUE QUE EU TI SIGO' ou comentarios que parece que a pessoa feis força pra coloca a mensagem ali. Nossa acho uma falta de educação até, voce demora muito tempo e capricha num post, e quando vê o comentário tá escrito isso, dá vontade de morrer com isso!! E tambem as dicas para os blogueiros, são ótimas.
    Estou seguindo, Beijo

    ResponderExcluir
  34. Oi Carol, tenho uma duvida sou iniciante como já disse aqui mesmo ( no outro comentário). E gostaria de saber quando uma leitora comenta em meu blog, eu tenho que responder no meu blog ou no dela ? :S

    Desculpa pela pertubação *-*

    Beijos Mayara Souza.

    quaseinvisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi carol amei o seu post as dicas são simplesmente demais com certeza ajudou muita gente ... e amei amei amei seu blog ele é super variado o conteúdo é ótimo amei

    Bjs ,abraços carol

    www.rosapimentas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente a vontade, mas lembre de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir. E nunca, nunca mesmo, faça "copia e cola" por aqui.
Comente aqui somente sobre o post, pra qualquer outro assunto use a página de contatos (:

Bjj
Carol