23 de fev. de 2013

Mudando de Assunto - Jornalismo de moda

| |
Você vive visitando e olhando o LOOKBOOK? Você adora a hora de se vestir antes de sair? Você se interessa pelas novas tendências de moda? Além disso, você gosta e sabe escrever? Já pensou em se tornar uma jornalista de moda? Nesse post você vai ver um pouquinho mais sobre esse mundo, dá uma conferida.

O que é Jornalismo de Moda?

O Jornalista de Moda atua como repórter, produtor jornalístico, editor de moda, crítico de moda em veículos de comunicação como revistas, jornais, internet e rádio. Ele pode também atuar como Assessor de Imprensa para empresas de todos os elos da cadeia têxtil - da fiação e tecelagem ao varejo, passando pela confecção e empresas de beneficiamento. O Assessor de Imprensa é o profissional que faz a ponte de informações entre a empresa que o contrata e a mídia, elaborando press releases, encaminhando peças de seus clientes para a produção de editoriais de moda, organizando entrevistas e fazendo a atendimento à imprensa em desfiles e eventos de moda. (fonte

O que é preciso?
Geralmente, o jornalista de moda estuda a história da moda e é preparado para cuidar da parte visual do trabalho jornalístico. O sucesso depende muito de estar ligado no que acontece em outros países, do que já foi moda no passado e da capacidade de avaliar as tendências.

Remuneração
Salário inicial R$ 1.200. Mas um profissional mais conhecido pode ganhar mais de R$ 12.000.

Como começar?
Pelo que li internet afora, não tem um caminho, uma receita certa. Pelo contrário, há varias maneiras. Duas que me chamaram a atenção foram:
- Fazer faculdade de jornalismo + juntar com cursos de moda (não necessariamente uma faculdade). A faculdade de jornalismo em si não prepara você para trabalhar com moda, que é um assunto muito grande e difícil. Essa faculdade vai te deixar afiada para escrever. Mas você precisa do conteúdo, precisa saber sobre moda pra poder passar seus conhecimentos para os leitores. E para conseguir isso, os cursos de moda.

- Fazer faculdade de moda + treinar escrever sem a faculdade. Escrever é um dom, e o único jeito de melhorar é treinando. Como a ex-produtora de moda da Capricho, e hoje editora chefe do canal Glitz, Maria Prata, diz, "A gente começa a escrever, escrevendo. Mas moda a gente aprende estudando – muito, muito, muito." (fonte).

O que acham? Já tinham considerado essa possibilidade para uma carreira? 

14 comentários:

  1. ja sabia e acabei escolhendo q irei fazer jornalismo , mas não sabia que moda poderia participar dessa profissa ... Gostei muitãão :D
    kissus
    cupcakederendas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal do jornalismo é que dá pra se especializar em diversas áreas. Pra quem escreve bem, é só uma questão de adaptação haha
      beijos

      Excluir
  2. Adorei o post, não me considero uma boa escritora em relação a textos, me dou melhor com assuntos prontos, como os posts que faço no blog (: Tem sorteio rolando lá no blog pelos 2 anos de MNQ! Dá uma passadinha pra conferir (:

    Beijos, Laura.
    www.meianoiteequinze.com

    ResponderExcluir
  3. profissão perfeita kkk. Tem uma certa faculdade pra isso??w
    Linda, antes de terminar o post queria te pedir uma coisa.Eu sou dona do blog Toca de Chocolate,nele eu falo sobre makes,customizações,unhas, resenhas e outros. Eu sou apaixonada pelo meu cantinho, pelo que escrevo,pelo meu blog.Não queria abandoná-lo, tenho ele a 9 meses,mas não estou satisfeita com o resultado.Eu sei que demora muito pra conseguir leitores fieis, mas eu acredito que tenho credibilidade pra crescer nele.Estou começando uma nova fase,com um novo layout,novas ideias e posts e gostaria muito que você fosse lá,seguir,comentar,visitar.Ficarei eternamente grata, e retribuirei seu agrado.Você como blogueira,sabe como isso é importante.Beijos

    tocadechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. nunca tinha pensado nisso e me interessei muito.
    Jornalismo é uma das minhas opções e gosto de moda, então vou dar mais uma pesquisada pra saber se eu "me apaixono" pela profissão haha'
    bjs

    Tá rolando um sorteio de um colar relíquias da morte lá no DD, confira.
    dna-diferente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal pesquisar bastante, conversar com quem sabe mais. As vezes a gente acha que é uma coisa, mas acaba descobrindo que é outra completamente diferente.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Carol!!Amo seu blog e acompanhei todo seu intercâmbio pelo Sweet Canadá. Como eu tenho muita vontade de fazer intercâmbio algum dia, te enviei uma solicitação no Facebook. Meu nome é Maria Rangel.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu não conhecia ainda. Vou fazer design e um curso de gramática. Mas gostei da ideia! Só não sei se aguentaria escutar sobre moda quase todos os dias da faculdade.
    Beijos!
    http://diamontlilac-news.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Adoro moda, mas não quero que a minha vida seja sobre moda hahahha
      Beijos

      Excluir
  7. Nossa, me ajudou muito. no começo de tudo na minha vida, eu queria ser styling, mas agora eu quero ser editora de moda, sinceramente me ajudou.
    Obrigado.

    Beijos,
    Giulia do http://pensamentosdecoelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É a profissão dos meus sonhos! Amei o post, é dificil encontrar textos legais (e corretos) sobre a profissão...

    Muito legal as duas opções que você colocou no final do post, já que não existe uma faculdade específica. Eu, por exemplo, quero fazer faculdade de jornalismo e depois um curso de moda (sou louca pra fazer um curso na Escola São Paulo de jornalismo de moda, é o curso mais específico que eu já tenha ouvido falar kk) porque gosto mais de escrever em si do que de moda. Então sei que, fazendo jornalismo, se eu não me der bem escrevendo sobre moda, dá pra pular para outro tema.

    Enfim, eu amei o post! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou! É legal ter um plano B assim, dá segurança!
      beijos

      Excluir

Comente a vontade, mas lembre de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir. E nunca, nunca mesmo, faça "copia e cola" por aqui.
Comente aqui somente sobre o post, pra qualquer outro assunto use a página de contatos (:

Bjj
Carol