8 de mai. de 2013

O resto da sua vida

| |
    Esse ano o foco principal dos meus dias está sendo meu futuro. Á alguns meses do vestibular a dúvida sobre o que fazer no Ensino Superior parece tomar conta. E ai, depois de mudar quinhentas e uma vezes de ideia, sempre me vem aquela sensação de que ainda é cedo pra decidir. E não sou a única.
    Numa sala de 200 alunos, no começo do ano 25% levantou a mão quando o professor perguntou quem não sabia o que queria como profissão. E dos 75% que não levantaram, sei lá quantos só acham que têm certeza, e ainda vão acabar trocando.
    Mas e ai? É esse o ano em que as coisas acontecem, e você que se vire pra decidir como vai viver o resto da sua vida. Não interessa pra ninguém, além dos seus apaixonadosporvocê pais, se você ainda não tem a menor ideia de quem é e o que quer. No fim do ano todo mundo vai sentar na cadeira e vai perder algumas horas da vida respondendo questões (sobre conteúdos inúteis). E depois de alguns dias, todo mundo vai estar procurando o próprio nome na lista, torcendo pra não ter perdido o trabalho do ano todo. E todo mundo vai seguir o seu próprio caminho a partir daí, mesmo que a única certeza seja de que não tem certeza de nada. 
    Agora me diga, isso tudo parece certo? Deixando de lado alguns exageros meus, não, não parece certo! É claro que sempre dá pra começar a faculdade mais tarde, ou até trocar de curso depois de já ter começado. Mas concordemos que o esperado por todo mundo é que você termine o Ensino Médio e no ano seguinte já faça o Superior, depois termine e comece a exercer a profissão que escolheu. E esse é o problema.
    Acho que a sociedade em geral deveria respeitar o fato de que cada um é cada um. De que vai ter aqueles que já nasceram sabendo o que querem, e aqueles que precisam de tempo. De que alguns querem começar a trabalhar o mais rápido possível, e outros que ainda precisam amadurecer um pouco mais as ideias. De que ninguém é obrigado a ter certeza. E de que para muitos, 17/18 anos é cedo demais pra decidir o futuro. 

Um comentário:

  1. Pois é, nós aprendemos vários assuntos que nunca vamos utilizar, estudamos 17 anos da nossa vida para uma prova que vai decidir quem nós vamos ser, e ainda temos a responsabilidade de fazer essa escolha com apenas 17 anos.

    http://doceobsessao-bru.blogspot.com.br/

    http://lunalazzarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente a vontade, mas lembre de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir. E nunca, nunca mesmo, faça "copia e cola" por aqui.
Comente aqui somente sobre o post, pra qualquer outro assunto use a página de contatos (:

Bjj
Carol