31 de jan. de 2012

Se liga - Não roa as unhas!

| |
Atire a primeira pedra quem nunca teve o hábito de roer as unhas. Para ajudar todas essas garotas que talvez ainda tenham esse probleminha, resolvi publicar esse post. A ideia surgiu de uma tag, criada pela Pietra do blog Pictures and Dreams, e o objetivo é bem básico: mostrar dicas para acabar com essa mania. Então aqui vamos nós!

Esse hábito de roer unhas é cientificamente chamada de onicofagia e é como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos de ansiedade, insegurança e outros, na maioria das vezes. Geralmente começa na infância, podendo se estender por toda a vida. Pesquisei e separei pra vocês algumas dicas de como parar com isso. Se liga!


Clique em "ler mais" para ver as dicas.

Antes de tudo, coloque na sua cabeça: parar de roer unha depende apenas de sua força de vontade, não existem produtos milagrosos e nem truques mágicos pra mudar isso.

01. Mantenha as unhas bem feitas. Bom, é a maneira que escolhi para me livrar de dedos com ponta redondinha kk. Funciona para muita gente, primeiramente porque ver suas unhas bonitas dá pena de destruir tudo roendo, então você acaba se segurando. Segundo porque quando a sua unha esta pintada, ela quebra menos, e nós sabemos o quanto isso é bom. Aquelas rachadinhas no canto da unha parecem penetrar no seu cérebro implorando para você roer. Não é verdade?

02. Use "inibidores". São liquidos que você passa nas unhas, que as deixam com um gosto amargo e horrível.  Se mesmo depois de manter suas unhas feitas e bonitas, você continuar roendo, procure em qualquer farmácia por esses produtinhos. Eles não fazem milagre, mas ajudam. Pode acontecer de se acostumar com o gosto e não mudar nada, mas também podem ajudar.

03. Toda vez que roer as unhas, tente pensar no motivo pelo qual fez isso. Geralmente é stress, ansiedade, nervosismo, enfim. Da próxima vez tente se controlar!

04. Repare mais em unhas bonitas e compridas. Use a inveja a ser favor kkkkkkk. É sério, funciona. Convença a você mesma de que terá unhas iguais àquelas, e lute por isso.

05. Escreva sobre suas unhas. Não ria. Li em vários sites que é uma boa ideia. É como um diário, você escreve sempre que roer suas unhas, o motivo, o que sentiu, desabafa, e assim vai. Também vá colocando fotos da evolução. Parece infantil e meio sem sentido, mas segundo dermatologistas e psicólogos pode ajudar, não duvide de profissionais, ok?

06. Saiba dos malefícios. Além do fator estético, existem malefícios à saúde. Por exemplo, a longo prazo, roer as unhas pode causar a chamada "paroníquia crônica" (infecção da pele ao redor das unhas, caracterizada por inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade)". Além de que colocar a mão na boca o tempo todo leva bactérias e micróbios para dentro do organismo, podendo causar infecções.


07. Simplesmente guarde essas imagens na sua memória. Sempre que tiver o impulso de roer as unhas, pense nelas, tenho certeza que vai se segurar.

Por fim, separei algumas imagens bem inspirados para incentivar vocês a parar com o hábito terrível de roer unhas. Sonhem:


Enfim indico essa tag para todas que quiserem participar dando suas próprias dicas. 
Espero ter ajuda bastante todas vocês. Já tiveram problemas desse tipo com suas unhas? Comenta, vai! (:
Me desculpem pela demora para responder os comentários na semana passada, estava num acampamento e completamente sem internet. :x Mas já respondi todos eles e a partir de agora tudo volta ao normal. Vou tentar continuar no mesmo ritmo depois que começarem as aulas, segunda que vem, mas não sei se vai dar. Ah, muito obrigada pelos comentários, ok? Estou amando vocês com todo o meu coração. <3
Fontes: Unha bonitaBeleza e Saúde SAMinha Vida 

35 comentários:

  1. Oi, Carol! Nossa, amei o post. :DD
    Eu roía minhas unhas. :/ Minha mãe comprava esmaltes amargos e nada, minhas unhas eram no sabugo, com machucados em volta. u.u Era muuuuito feia! Eu via as pessoas com as unhas grandes e bonitas, e pensava.. Minhas unhas não podiam ser assim? Até, que resolvi para de roer, e nada da minha unha crescer, fazia de tudo e nada. Comecei a fazer unha sempre, e cresceu, nossa eu quase morri. haha' Hoje minha unha é grande e bonita. Ainda bem que não tenho mais esse vicio horroroso. Minha sobrinha de 1 aninho já rói unha, é de família. haha

    @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas flor, pois roer unhas, pode se tornar um caso sério!
    Beijos, garota-fashiion.tk

    ResponderExcluir
  3. Quando eu era pequena eu roía, mas agora não!
    Adorei a unha imitando o tênis!
    beijo
    blogmodaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu roia minhas unhas, parei quando estava grávida do meu ultimo baby, (sempre parava nas gestações por que minha unha ficava forte e crescia), oque vc disse sobre qdo as unhas estão cuidadas dá pena de roer é #fato, as minhas sempre foram frágeis e quando eu pintava parecia ficarem fortes, ai eu cuidava ♥

    Amei o post, dicas inteligentes e motivadoras!

    bjãoo

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha esse hábito horrível, mas agora to tentando me controlar o máximo possível!Essas dicas são ótimas!Sabe, escrever sobre as unhas não é má ideia não, acho que vou adotar essa ideia ksks
    Bjo
    luacheiabr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, deixei meu voto lá no concurso!

    ResponderExcluir
  7. Amei as fotos de inspiração. Tinha este hábito, foi muito difícil, mas conseguir parar com esta coisa horrivel.

    http://blog-dreamygirl.blogspot.com
    http://spice--girls.blogspot.com
    @paulafonseeca

    ResponderExcluir
  8. Poxa,esse post me ajudou muito.De dezembro até janeiro eu fiquei sem roer nenhuma unha,elas estavam grandes e bonitas.Só que teve um dia que eu me "descontrolei" e comecei a roer,depois disso eu fiquei muito chateada.Não vale a pena roer as unhas

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus , Eu rooiia muitoo minhas unhas maais eu pareey ! a solução são essas msm ^^ , quando vooc rooi até o toco , nossa Doooooooi mt , fiica aquela agoniiaziinha insuportavel ! Eeu odeeio ! Aliias eu sempre pinto as unhas igual ta dizendo aaai , aai eu fico com pena de rooeer ! aai eu paro de rooer unhas ! , kkkkkkkk ' minhas unhas então evoluindo , kkkk ' primeira vez aqui no bloog ! Superamei!

    Seguindo crtz !

    Beijiinho cute :*

    www.Teenhere.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha esse hábito antes. Sofria muito,minhas unhas eram feias e muito pequenas. Com força de vontade e persistência,parei de roer unhas. Ela foram crescendo e eu mesma compro esmaltes para mante-las bonitas.
    Bjs
    http://blogtrashrock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. pode deixar o cabeçalho com o menu nele como antes, ficou mais bonito daquele jeito.
    http://blog-dreamygirl.blogspot.com
    @paulafonseeca

    ResponderExcluir
  12. Oi fofa! Seguindo,segue de volta??
    Seu blog é muuuuito lindo! Ameei!
    Aceita parceria??
    eu nunca comi uma unha,quer dizer só um pouquinho,mas minhas unhas são grandes e eu amo isso,kkkk
    Beijo
    http://leka2002.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Sei que já te enchi demais, mas mudar a minha imagem pra esta (http://profile.ak.fbcdn.net/hprofile-ak-snc4/70472_100001974178180_2066146409_q.jpg) por favor?

    http://blog-dreamygirl.blogspot.com
    @paulafonseeca

    ResponderExcluir
  14. imagem: http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/283879_159642140778257_100001974178180_322822_3779113_n.jpg
    Faz um favicon com DG por favor.

    ResponderExcluir
  15. Acampamento? *OOO* que legal *oo*
    É, eu tenho a mania de roer as unhas, já comprei o esmalte da avon, mas para mim não funcionou por que eu teria que passar a todo minuto pois ele sai. Mas, ultimamente estou passando uma base só por cima, e lixando sempre, pois aí fica um pouquinho mais 'bonita' e me ajuda. Ex: estou com um esmalte quase transparente e com glitter por cima e não estraguei elas essa semana :')
    Digo que é a dica que mais ajuda.

    OWWWWWWN, é uma honra ter você para ler as minhas histórias, e sim, eu chorei o Rio Tietê inteiro naquele filme. Um dos melhores que eu já li.

    nemsemprerealidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. É verdade, dessa maneira também nunca tinha visto, acho que é um jeito diferente (: Obrigada pela visita, linda *-*
    Um beijo :*
    Layla, peacetime1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. oi Carol

    td bem?

    super legal a TAG

    eu roí unha até meus 9,10 anos depois consegui parar

    é uma coisa bem chata mesmo

    ótimo post..bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa , mais eu roía muuuuuito .

    Lindo blog , estou seguindo , pode me seguir ? se gostar é clero

    Vai lá , tem post novo

    http://whatifeel-m.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Acho que eu sou a rainha das unhas no toco *-* ashuahsua. Tenho realmente que parar com isso, em vista de antigamente até que agora está um pouquinho melhor.

    ResponderExcluir
  20. Minha unha demora um ano pra crescer e quando finalmente cresce me da vontade de roer ¬¬

    Conheça o meu blog e se gostar me segue, ficrei feliz de te ver por lá, bjos

    http://toquaseprontaprasair.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. E sempre roí unha, desde pequena nunca consegui parar totalmente :/ Gostei muito do seu blog e das dicas e já estou seguindo aqui se puder segue de volta ?

    xoxo ;* http://teenagedream-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. CARA, DEPOIS DAQUELAS FOTOS, PAREI DE ROER GHFHGJFHGFHJGFJKGFHJGKFHJK Que horror gente :O

    Seu blog continua lindo como sempre!

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  23. Roer as unhas é uó, nao aguento ver alguem roendo, tenho agonia!

    Ingrid Teles
    @feriadopart_
    www.feriadoparticular.com
    Tem sorteio de uma paleta 120 cores no FP vai ficar de fora?

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda tenho esse hábito feio kk' Mas estou aprendendo a me controlar u,u
    Cara, deu nervo de ver aquela imagem kkkkkkk'
    Bjs
    TDiaryofteens.blogspot.com visita? (:

    ResponderExcluir
  25. Que liiindo amei, obrigada pela visita.

    depois-da-primavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Antes eu ruia minhas unhas ,mas quando coloquei aparelho nos dentes não deu pra roer mais o aparelho atrapalhava ai eu parei õ/
    http://sweetdreamssah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa, é a primeira vez que venho aqui e eu simplismente me apaixonei pelos seus posts, eu ia adorar ter uma parceria com você, pensa nisso...
    Enfim, esse post realmente me ajudou com meu problema com minhas unhas, obrigada.

    Se quiser parceria, meu blog é www.justcupcakesilove.blogspot.com
    Bjus Natty

    ResponderExcluir
  28. CARAAMBA achei que ninguém iria falar sobre a tag, estava em depressão, entrando no trágico estado vegetativo, pensando que as pessoas dos blogs são malvadas e tal, foi aí que... li o seu post. Por isso SUPER MEGA ULTRA POWER obrigada!

    Ah e ótimas dicas, eu nunca roí as unhas, mas minha irmã tinha esse hábito e eu sei como é...

    Bjão
    www.picturesandreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, Carol! Tô participando do concurso e já disse que foi você que me convidou.

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. muda o nome créditos para F.A.Q
    faz o banner do link-me
    se souber, põe as tags em duas colunas
    por favor!
    http://blog-dreamygirl.blogspot.com
    http://spice--girls.blogspot.com
    @paulafonseeca

    ResponderExcluir
  31. se puder troca as pngs da sel por uma que ela esteja mais 'alegre', 'sorridente' e 'arrumada' pf?!

    http://blog-dreamygirl.blogspot.com
    http://spice--girls.blogspot.com
    @paulafonseeca

    ResponderExcluir
  32. Oi adorei muito o blog não concigo parar de ver seguindo aqui se quiser...

    http://brunaperfectgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Caramba, Carol! Que post máximo! Eu tenho esse hábito horrível, mas, só de ver as imagens horríveeeeeis vou tentar me controlar. Minhas unhas são no toco e minha mãe vive me mandando tirar a unha da boca. Acho muito feio, mas, não sei, sempre tenho um motivinho para roê-las, só não sei qual é. Amei o post!
    virgulaassassina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Carol, esqueci de avisar, mas, a entrevista foi postada no blog, já que a revista foi cancelada, tá? Olha lá! virgulaassassina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. AAAh, eu tenho uma raiva tão grande de mim mesma por não conseguir deixar minhas unhas crescer, toda semana que eu faço é uma promessa quebrada :S


    Beijos!
    quaseinvisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente a vontade, mas lembre de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir. E nunca, nunca mesmo, faça "copia e cola" por aqui.
Comente aqui somente sobre o post, pra qualquer outro assunto use a página de contatos (:

Bjj
Carol